A Cisco System, empresa referência global em TI e equipamentos para rede, através da CloudView Survey da IDC, realizou uma pesquisa em todo o mundo que apresentou um alerta: 69% das empresas ainda não possuem estratégias maduras de nuvem. O número é ainda mais relevante quando analisamos que apenas 3% dos negócios privados ao redor do global investem prioritariamente nesta solução de TI.
Os resultados são explícitos, pois a Cisco avaliou mais de seis mil empresas, através de 11,3 mil executivos responsáveis pelas decisões do departamento de TI, em 31 países para chegar até o resultado. Isso comprova que apenas estar na nuvem – como 68% das organizações globais – não gera resultados significativos. Ou seja: as empresas que ainda não possuem estratégias maduras na nuvem precisam se adequar a realidade de mercado.
Números da utilização da nuvem
O cloud computing vem crescendo, ano a ano, conforme aponta o estudo da Cisco. Por exemplo, 73% das empresas possuem estratégias em nuvem híbrida. No total, 90% dos negócios pesquisados já implementaram, têm planos de implementar ou estão avaliando a adoção da nuvem nas organizações.
Num cenário mais abrangente é possível entender onde está o foco das estratégias:
– 28% em Ad Hoc;
– 19% em Oportunidade;
– 17% em Replicável;
– 11% em Gerenciada;
– 3% em Otimizada;
– 22% não possuem estratégia de nuvem.
Estes números podem ser convertidos em valores para as empresas: a média é que, entre receitas e o corte de despesas, as estratégias mais maduras em nuvem tragam o lucro de US$ 4 milhões nas corporações. Desta forma, o investimento neste sentido é respaldado por números que mostram que definir metas e objetivos acerca da contratação da nuvem – híbrida, pública ou privada – amplia os horizontes financeiros.
Da receita de US$ 3 milhões a grande fatia vem através de novos clientes, ou seja, mais de US$ 2 milhões neste quesito. Já na redução de custos, da ordem de US$ 1 milhão, 37% (US$ 370 mil) provêm da melhora dos processos comerciais, enquanto que outros 31% (US$ 310 mil) são economizados do caixa da empresa através das operações de TI. Vale destacar, ainda, os US$ 210 mil de despesas que deixam de existir devido a economia com infraestrutura de TI.
Aplicação e estratégias
Sabendo que 69% das empresas ainda não possuem estratégias maduras da nuvem, fica a seguinte questão: como fazer para entrar no rol de organizações que conseguem efetivar suas metas em cloud computing? São duas opções que viabilizam essas ações e, dependendo do tamanho e investimento da empresa, trazem resultados diferentes:
– Adoção de estratégias junto ao departamento e profissionais de TI, que irão definir qual direção seguir para a implementação de uma estratégia madura. Contudo, essa opção pode inviabilizar outras rotinas produtivas dentro da empresa;
– Contratação de empresas especializadas em nuvem para facilitar o procedimento da empresa. Assim, é possível que o empreendimento contratado para fazer a gestão do cloud computing possa contribuir na tomada de decisões e experiências de mercado acerca do tema.
Conheça as vantagens que a Kluh Technology oferece para sua empresa – da nuvem até estratégias maduras no ambiente – através da nossa aba ‘CONTATO’.