Recentemente, têm sido notícia na mídia diversos episódios envolvendo ataques virtuais a empresas públicas e privadas no mundo todo. Uma destas ameaças é o ransomware, um tipo de sequestro virtual de informações. Este tipo de vírus é capaz de causar dor de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros aos usuários, por isso, preparamos um texto que explica o que são os ransomwares e como se proteger destes ataques.
O que é e como age um ransomware?
O ransomware é um arquivo nocivo que infesta computadores. Silenciosamente e em segundo plano, ele criptografa arquivos da máquina, ou seja, converte em códigos inacessíveis para o usuário original. O ransomware não poupa nada: textos, fotos, arquivos importantes e até mesmo dados bancários. Fica tudo indisponível. O objetivo do ransomware é justamente sequestrar seus arquivos, mesmo sem retirá-los do computador.
Quando os arquivos já se tornam inutilizáveis, o Ransomware “anuncia” o sequestro e exige o pagamento de resgate para que o usuário possa ter acesso novamente aos dados. Normalmente, o preço é cobrado em Bitcoins e em um valor bastante alto, representando graves prejuízos.
Como se proteger dos ransomwares em 4 passos?
1. Faça backups
Fazer backup para se proteger é uma coisa óbvia, certo? Então faça dois! Busque sempre fazer um backup de seus arquivos importantes no HD e outro na nuvem para evitar que o ransomware consiga afetá-lo. Se você vai ao ataque, basta excluir o arquivo infectado e baixar a cópia na internet.
2. Desconfie de e-mails desconhecidos
O ransomware pode vir em um e-mail falso de loja, banco ou até mesmo supostas instituições filantrópicas. Se você não conhece o endereço de e-mail que entra em contato com você, não abra a mensagem e não clique em nenhum link. Amigos de redes sociais infectados também podem enviar links falsos automaticamente, por isso, aumente ainda mais seu alerta e seu anti-spam.
3. Atenção às extensões do arquivo
Ransomwares são arquivos executáveis, ou seja, programas. Por isso, quando abrir um e-mail ou tiver acesso a uma pasta de arquivos, esteja atento à extensão. Arquivos ‘.exe’, ‘.scr’ e ‘.vbs’ desconhecidos merecem atenção redobrada. Na dúvida, não clique.
4. Mantenha sistemas atualizados
Manter seu sistema operacional atualizado é muito importante para evitar o ataque de malwares de forma geral, não apenas ransomwares. Além disso, tenha um antivírus de qualidade para proteger a sua máquina. Estes programas estão cada vez mais avançados e capacitados a evitar infecções de vírus.
5. Fui infectado! E agora?
Desligue sua conexão de internet imediatamente. Isso pode impedir a continuidade do processo de infecção e facilitar a restauração dos arquivos. Não pague o resgate, pois isso alimenta este mercado negro (apenas se for extremamente necessário ter acesso aos seus arquivos imediatamente).
Se você tiver sorte, o ransomware que afetou sua máquina é frágil ou de uma versão antiga, sendo fácil de restaurar os arquivos sem a necessidade de pagamento de resgate.
Gostou? Queremos que você esteja sempre protegido. Por isso, tome todos estes cuidados! Acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe por telefone e saiba mais.