O QUE É CLOUD BURSTING?
Cloud Bursting é um termo para descrever a utilização temporária dos recursos da nuvem por meio de um ambiente de nuvem híbrida.
De modo geral, muitos aplicativos de alto desempenho e não críticos podem se beneficiar de uma estratégia de cloud bursting. Quando os requisitos de recursos excedem o que pode ser fornecido pelo data center instalado ou no local, o aplicativo transferirá temporariamente os dados para uma nuvem pública para liberar espaço no data center principal.
NUVEM PÚBLICA, NUVEM HÍBRIDA E O VALOR DA NUVEM
A nuvem pública permite que as empresas utilizem os recursos quase infinitos de enormes provedores de nuvem, como o Amazon Web Services ou o Microsoft Azure. Através de seus enormes centros de dados, ambientes inteiros podem existir e serem acessados a partir desses locais remotos e distantes sem equipamento no local. Não precisamos mais pensar em nossos ambientes em termos de espaço físico para esses equipamentos de armazenamento.
COM TAIS CAPACIDADES IMENSAS AO ALCANCE, POR QUE USAR A NUVEM PÚBLICA APENAS ÀS VEZES?
Sim, implantações inteiras de nuvem pública podem ser soluções úteis para alguns, mas podem fazer com que outros diretores de TI parem. Embora a nuvem pública forneça ampla segurança, a hospedagem de um ambiente de TI completo na nuvem pode não ser a opção mais econômica. Além disso, esses dados geralmente viajam pela WAN padrão da Internet para alcançar os pontos finais da organização, portanto a latência pode se tornar uma preocupação.
O cloud bursting atende a essa dinâmica, permitindo que um ambiente utilize apenas a nuvem quando e se for necessário, com aplicativos não essenciais ou não confidenciais. Ele fornece o melhor equilíbrio entre a alocação de recursos e a maximização da eficiência de custos.
COMO APLICAR O CLOUD BURSTING?
Atualmente, existem várias estratégias usadas para aplicar cloud bursting e muitas são suportadas pelos maiores nomes da indústria de tecnologia. Aqui estão apenas alguns exemplos:
Cisco Intercloud Fabric: A intercloud é um termo usado para descrever a nuvem das nuvens. Se uma única nuvem é uma coleção de servidores virtualizados para criar um polo onipresente de recursos, a intercloud é uma coleção de nuvens agrupadas em um enorme e perfeito data center. Em grande escala, isso ainda é teórico, mas a Cisco oferece um produto chamado Cisco Intercloud Fabric, que permite que ambientes de nuvem híbrida utilizem várias nuvens conforme necessário. Você pode definir quanta capacidade você precisa e quando, bem como qual provedor ou provedores você precisa.
Microsoft Azure: no passado, os desenvolvedores de aplicativos precisavam sobrecarregar seu armazenamento e separar recursos para responder por demandas crescentes de seu ambiente de teste. O problema era que esses desenvolvedores não sabiam quanto de poder de computação ou espaço de armazenamento precisavam, de modo que os diretores de TI comprariam hardware demais para garantir. Em vez disso, o Microsoft Azure incentiva os desenvolvedores a construírem na extensão da nuvem. Ele permite que os usuários paguem somente pelos recursos que usam e quando os usam.
Equinix: Equinix coloca um toque interessante no jogo de nuvem pública. Em vez de confiar na WAN pública para acessar dados na nuvem, a Equinix fornece a você uma conexão VPN direta com seus dados no ambiente compartilhado. Com essa estratégia, os diretores de TI podem obter o melhor dos dois mundos em um ambiente de nuvem pública.
VMware NSX: o NSX é a solução de rede definida por software da VMware. A inteligência é abstraída do equipamento de rede usando uma sobreposição de software. Uma vez que a rede é virtualizada, os administradores de TI podem provisionar e reaprovisionar redes com a mesma velocidade e flexibilidade que as máquinas virtuais. Entre outros usos, essas redes virtuais podem ser atraídas para incluir implantações na nuvem. Portanto, os departamentos de TI podem usar o NSX para mover os dados sem interrupções para dentro e fora da nuvem, conforme necessário.
CASOS DE USO DA NUVEM
À medida que os ambientes de TI continuam se refinando e se tornando mais sofisticados, a capacidade de gerar explosões na nuvem pode se tornar uma opção cada vez mais útil.
Ambientes de varejo: no setor de varejo, a temporada de compras de fim de ano pode criar um influxo de dados além das capacidades de seus datacenters atuais. Em vez de comprar novos equipamentos para compensar uma onda de dois meses, o cloud bursting é uma opção econômica.
Campanhas de marketing: grandes campanhas nacionais podem gerar uma grande quantidade de tráfego na Web em um curto período de tempo. O cloud bursting ajudará a permitir esse influxo.
Aplicativos financeiros: O final do mês, o final do trimestre e a temporada fiscal são períodos intensos de dados breves para aplicativos e instituições financeiras. O cloud bursting ajuda a manter a infraestrutura baixa, mantendo a capacidade e a agilidade.
Desenvolvedores de software: ao criar ou testar um novo aplicativo da Web, a capacidade de utilizar os recursos quase infinitos da nuvem é valiosa.
Precisa de ajuda para aplicar soluções em nuvem na sua empresa? Acesse o site da Kluh ou entre em contato pelo telefone 11 4111 0868 e saiba mais.