A nuvem é uma solução incrível. Com ela, você pode fazer a hospedagem de um site, o armazenamento de dados e, até mesmo, rodar programas remotamente. Isso ajuda a diminuir bastante os custos com infraestrutura, aumentar a produtividade da equipe e a eficiência dos recursos, e ainda garante uma segurança ainda maior. Mas, como esses quesitos são tão importantes, confira esses 6 cuidados que você precisa tomar ao contratar uma hospedagem na nuvem.
1 – Fique atento a documentação
Por mais que a oferta parece boa, o que vale é o que diz no contrato. Isso é válido para qualquer interação, inclusive no caso de hospedagem na nuvem. Por isso, fique atento aos documentos que são apresentados.
Um dos mais importantes documentos desse tipo de negócio é o SLA, o Service Level Agreement, e é ele que define praticamente tudo de importante sobre o acordo. Por isso, sempre antes de fechar qualquer acordo, se certifique que todas essas informações estão esclarecidas no documento.
2 – A localização do provedor
Esse é um cuidado muito importante que precisa ser considerado. Existem diversas empresas dispostas a oferecer esses serviços, de vários locais, dentro e fora do país. Então, a localização passa a ser um fator importante de decisão.
Certos negócios precisam escolher provedores locais por ser uma questão obrigatória. Outros têm essa preferência por não haver desencontros, barreiras linguísticas ou problemas de fuso horário caso haja a necessidade de suporte de emergência, ou mesmo um contato mais simples.
3 – O suporte
Falando no suporte, é essencial que o provedor estabeleça uma rede de suporte muito eficiente, e com horários bastante variados, que não se limitam apenas ao horário comercial. O que quer que seja hospedado na nuvem, especialmente em casos de sites, irão funcionar durante 24 horas, e a cada momento pode haver a necessidade de contato para resolver algum problema.
Isso pode evitar que a empresa tenha o mínimo possível de tempo de perda, porque o sistema está fora do ar, por exemplo.
4 – O monitoramento proativo
Porém, uma das melhores formas de suporte é o proativo. Com um monitoramento proativo, o provedor pode encontrar soluções para problemas antes mesmo que eles apareçam, ou encontrar possibilidades para implementar soluções ainda mais vantajosas.
5 – A escalabilidade do serviço
A escalabilidade é um dos maiores atrativos de uma hospedagem na nuvem. Esse conceito quer dizer uma capacidade de crescimento da solução, que consegue facilmente ser capaz de suportar uma demanda maior. Isso é especialmente importante em casos que haja uma perspectiva de crescimento.
Por exemplo, se um site planeja acrescentar uma loja, o provedor precisa ter um sistema escalável para poder lidar com a nova demanda.
6 – A segurança
A segurança é fundamental, e um dos principais motivos pelo qual é contratado um serviço de hospedagem. Por isso, fique sempre muito atento se o provedor corresponde às normas de seguranças mais avançadas.
Além disso, o modelo de hospedagem é muito importante. Existe a nuvem pública, em que grande parte das suas informações são compartilhadas com outros serviços.
Por lado, a hospedagem privada garante um ambiente individual, projetado e preparado para atender a sua solução específica.
Na Kluh, você encontra um provedor que preza pelo cuidado com esses, e todos os aspectos fundamentais da hospedagem de sites. Por isso, entre em contato para que possamos encontrar a melhor solução para o seu negócio.