

As empresas já entenderam a necessidade da utilização da computação em nuvem (Cloud Computing). Mas, ao escolher o modelo ideal para o negócio, surgem três opções: a nuvem pública, privada e híbrida. Neste momento o gestor se questiona quais são as diferenças e como escolher a melhor para a sua situação.
Desta forma, é indispensável conhecer as características próprias de cada uma delas e como podem ser aplicadas no seu negócio – trazendo segurança, automação de dados e, claro, mais economia para a empresa. Neste artigo, conheça as diferenças entre nuvem híbrida, pública e privada, escolhendo a melhor para o seu negócio.
Nuvem pública
As nuvens públicas são soluções com os melhores preços, pois são hospedadas em servidores e data centers externos compartilhados por várias empresas e clientes. Mesmo com o compartilhamento, a nuvem pública possui segurança e privacidade para os dados da sua empresa, assim como os outros dois modelos.
Geralmente é recomendada para os negócios que precisam de soluções baratas, rápidas e dinâmicas, com escalabilidade a medida que crescem. Comumente são utilizadas para questões mais básicas, como a hospedagem do site ou a aplicação/gerenciamento do e-mail corporativo.
Nuvem privada
Para empresas que trabalham com alto volume de dados e informações, a nuvem privada aparece como principal solução. Contudo, diferente da nuvem pública, a privada necessita de uma infraestrutura interna – pois os data centers serão alocados dentro da empresa, o que pode gerar um custo relativamente maior.
Mesmo assim, os benefícios da nuvem privada compensam: ela dá autonomia para a equipe interna de TI, garante alta segurança dos dados guardados dentro dos próprios servidores (principalmente pelo firewall corporativo) e é recomendada para empresas que precisam de uma nuvem dedicada ao grande número de armazenamento interno das informações empresariais.
Nuvem híbrida
Outra forma de Cloud Computing é a nuvem híbrida, que une serviços e ferramentas tanto da nuvem pública quanto da privada. Aqui, o diferencial é a variedade de opções que as empresas têm ao trazer o que de melhor as outras duas formas de computação em nuvem oferecem, como menor preço e alta capacidade de armazenagem de dados.
Com a nuvem híbrida é possível ter escalabilidade de acordo com o crescimento da demanda interna, mas ainda protegendo os dados dentro do servidor interno da empresa. Assim, mantém-se a autonomia da equipe interna de TI, mas não há a necessidade de reinvestimento de infraestrutura para a escala de dados.
Qual escolher?
Conhecendo mais sobre os três tipos de computação em nuvem – publica, privada e híbrida – chega a questão que muitas empresas se perguntam: e então, qual escolher? A resposta é: aquela que se adéqua à sua necessidade. Alguns pontos podem ajudar:
– Pequenas e médias empresas podem optar pela nuvem pública ou híbrida, se tiverem baixo volume de dados a serem armazenados;
– Negócios maiores, com alto volume de informações digitais, devem apostar tanto na privada quanto na híbrida, possibilitando escalabilidade e garantia de todos os recursos armazenados nos servidores.
Vale destacar que o acompanhamento de profissionais – seja do TI da sua empresa ou especialistas no assunto, como a Kluh Technology – podem auxiliar a melhor tomada de decisão, garantido economia, rapidez e segurança na sua computação em nuvem.
Conheça nosso site, veja como nossos produtos podem ser a solução que tanto precisa e entenda o porquê dos serviços da Kluh Technology serem ideais para o Cloud Computing da sua empresa. Converse com nossos especialistas através da aba ‘Contato’ no menu acima ou pelo telefone 11 4111-0868.