2018: O ANO DA CLOUD COMPUTING
Os avanços tecnológicos forçam, cada vez mais, que as empresas se adaptem ao mercado. Prova disso? Apenas há alguns anos no mercado, a cloud computing (computação em nuvem) tornou-se uma das principais tecnologias do mundo e vem chamando cada vez mais a atenção de empresas ao redor do mundo, tornando-se indispensável para o armazenamento seguro de dados.
Um estudo realizado pela renomada Harvard Business School em 2016 mostrou que, aproximadamente 85% das empresas do mundo já utilizavam a tecnologia, e esse número tende a crescer ainda mais em 2018.
As empresas que investem nessa nova tecnologia proporcionam aos seus colaboradores uma melhor experiência através de uma administração mais simples, eficiente e segura, que pode ser realizada de qualquer lugar a qualquer momento.
O QUE É
A cloud computing, ou como é comumente conhecido no Brasil: computação na nuvem ou simplesmente “nuvem”, refere-se à capacidade de armazenamento, memória e cálculo de computadores e servidores por meio da internet.
Basicamente, é um lugar “além” da sua internet, onde todos os seus dados e arquivos ficam armazenados de forma segura, onde você pode acessar serviços e aplicativos. Essa tecnologia é chamada de nuvem, pois não é possível saber exatamente onde seus dados foram armazenados, já que todas as informações são enviadas para diversos servidores de todo o mundo para manter a segurança e para que possa ser acessado em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.
Assim, é possível que, mesmo que você more no Brasil, uma informação enviada por você seja armazenada em um servidor no Japão, por exemplo. O sistema de nuvem mudou a forma como as pessoas consomem conteúdo por três motivos:
• Não é preciso esforço do usuário para administrar ou realizar a manutenção dos serviços;
• A nuvem é infinita em questão de espaço de armazenamento, dessa forma não é possível ficar sem espaço na nuvem;
• Portabilidade, já que é possível ter acesso ao seu banco de dados de qualquer local com conexão de internet.
PORQUE AS EMPRESAS DEVEM UTILIZAR A NUVEM
Já vimos que a cloud computing é uma das principais tendências tecnológicas de 2018 e promete mudanças significativas que impactarão diretamente – e de forma positiva – a forma com a qual as empresas atuam tanto para quem já utiliza o serviço, quanto para quem passará a utilizá-lo depois de ler esse artigo.
Confira os principais motivos pelos quais você deve prestar mais atenção na nuvem esse ano, de acordo com pesquisa realizada pela Cisco sobre “as tendências que impactarão o mercado de cloud computing”:
1) Crescimento nas soluções: de acordo com a pesquisa, o sistema Software as a Service (SaaS ou Software como Serviço) será a tecnologia mais utilizada em 2018, dando continuidade às soluções de computação em nuvem, utilizadas e implantadas em todo o mundo. O estudo conclui também que 60% do trabalho baseado na nuvem utilizará o SaaS, representando um aumento de 12% em relação à 2017.
2) Expansão da capacidade de armazenamento: na medida em que a tecnologia se torna mais relevante para o mercado, é normal que sua capacidade de armazenamento de dados aumente. A expectativa, de acordo com o estudo, é que em 2018, esse número chegue a 1.1 ZB (Zettabytes), o dobro do armazenamento disponível em 2017.
3) Internet das Coisas: o conceito de Internet of Things (IoT, como é conhecida) refere-se à utilização de internet em todos os dispositivos utilizáveis no dia-a-dia, do smartphone à controles automatizados e carros e casas inteligentes.
Integrando à nuvem à IoT, os dados dos usuários poderão ser armazenados sem problemas e tornam-se acessíveis a partir de qualquer dispositivo com conexão que o usuário possua. Em uma empresa, essa tecnologia poderia ser utilizada para integrar setores, centralizar informações e controlar o fluxo de dados que costuma ser alto em qualquer organização.
4) Segurança reforçada: a nuvem é considerada o sistema de armazenamento mais seguro do mundo, no entanto, 2017 foi o ano com o maior número de ataques virtuais da década. Empresas bilionárias como Equifax Data breach, WannaCry ransomware e CIA Vault 7 sofreram ataques de hackers e tiveram incontáveis prejuízos. Diante disso, é esperado que, em 2018, a segurança seja reforçada, garantindo que nenhuma informação seja perdida.
5) Melhoria da internet móvel: em 2018, os provedores de internet prometem trazer uma grande novidade, a internet 5G, oferecendo um serviço de internet aprimorado e conexões cada vez mais rápidas, já que a quantidade de dados gerados diariamente não para de crescer. Com isso, as empresas poderão acessar as informações armazenadas na nuvem a uma velocidade muito mais rápida e eficaz.
Agora que você viu como a cloud computing pode beneficiar sua empresa, está na hora de migrar seus serviços para a tecnologia mais segura do mundo. Precisa de ajuda com isso? A Kluh Technology pode te ajudar. Acesse nosso site, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.